- Mas Diego, como assim em dose dupla ?
- Bem galera, passarei a falar de dois videogames em uma postagem só !
Hoje eu vim para trazer um pouco da história de um console também muito conhecido tão conhecido quanto o console que falamos na postagem anterior da série.
Vamos falar um pouco sobre o Sega Master System.
Master System (マスターシステム, Masutã Shisutemu) é um console de videogame de 8-bits produzido pela Sega, para concorrer com o Nintendo Entertainment System.
História
Lançado inicialmente no Japão em 1986, ele enfrentou grandes dificuldades devido a forte concorrência do NES da Nintendo.A Nintendo possuía contratos de exclusividade junto as produtoras de jogos. O contrato não permitia que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o Master System dependesse somente dos lançamentos desenvolvidos pela Sega.
O baixo sucesso no Japão não evitou que a Sega lançasse o Master System no resto do mundo. Nos Estados Unidos o domínio da Nintendo também era muito grande, e logo a Sega vendeu os direitos de comercialização do Master System nos EUA para a Tonka, mesmo assim a popularidade do aparelho foi diminuindo.
Em 1990, após o lançamento do Sega Genesis, a SEGA recuperou os direitos de comercialização do Master System nos EUA e lançou uma versão com um novo desenho, chamado Master System II. Esse novo modelo era mais barato, mas por outro lado foram removidos o botão de Reset e a entrada para óculos 3D, impossibilitando a utilização desse acessório em alguns jogos. Além de não possuir conectores de áudio e vídeo, ele só podia ser conectado na TV por cabo RF, que apresenta uma pior qualidade de imagem e som.
Na Europa a história foi diferente. O Master System foi bem aceito e se tornou muito mais popular que o console da Nintendo. Diversos desenvolvedores europeus produziram jogos para o Master System, e o aparelho teve suporte da Sega Europeia até 1996 (em contraste a Sega Americana, que desistiu do console já em 1992). Para se ter uma ideia, os jogos de arcade da Sega convertidos para o Master System faziam tanto sucesso na Europa, que a empresa Tengen lançou versões (não licenciadas) de vários desses games para o console da Nintendo.
O sucesso do Master System se repetiu também na Austrália, um mercado que toma como base o mercado europeu.
Master System foi inicialmente lançado como Sega Mark III no Japão, contendo a adição do chip FM YM2413, sendo Outrun o primeiro jogo a usa-lo para gerar sons (em vez de utilizar o SN76489) quando este é devidamente detectado. Mas vale salientar que em 1987 a Sega também lançou no Japão a versão 'internacional' do console, com o mesmo design e o mesmo nome com o qual ficou famoso no resto do mundo: Sega Master System.
O fracasso do Master System nos EUA e Japão levou a Sega a grandes estratégias para fazer seu Mega Drive bem-sucedido nesses mercados (e também no Brasil e Europa).
No Brasil
À época, o lançamento do Master System foi considerado um sucesso de vendas. Estimado para 40 milhões, o faturamento da Tec Toy em 1989 contabilizou 66 milhões de dólares, sendo que metade disso foi atribuído ao console da Sega. Em retrospecto, o êxito é atribuído aos fortes investimentos publicitários da Tec Toy: a campanha de lançamento, que se estendeu até o Natal de 1989, custou 2 milhões de dólares.Um ano depois, no final de 1990, a base de Master System instalada no Brasil já contava com cerca de 280 mil unidades.
O jogo mais famoso do console e que continua fazendo sucesso até hoje sem sombra de dúvidas foi Sonic , assim também como na postagem anterior (Dynavision) teve Super Mario Bros, são dois jogos que sem dúvidas são os maiores sucessos do passado e ainda hoje com a evolução, mas ainda falaremos muito sobre esses dois jogos, vale lembrar que Sonic foi lançado exclusivamente nesta época para o console da Sega assim como Super Mario Bros foi lançado exclusivamente para o console da Dynavision cópia da NES.
Bem galera é isso, como eu falei no inicio da postagem, a partir da próxima postagem da série será um "VOCÊ SABIA ?" em dose dupla !
Eaí ? Você sabia ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário